Curso Geral de Percussão de ritmos do mundo

Início/Portfolio/Cursos/Curso Geral de Percussão de ritmos do mundo
Curso Geral de Percussão de ritmos do mundo 2017-06-13T11:56:32+00:00

Descrição do curso

Pede-nos mais informações

Curso geral de Percussão do mundo:

Duração :
O curso poderá ter uma duração de 2 a 3 anos dependendo do aproveitamento do aluno e a quantidade de conteúdos específicos que o aluno, em concordância com o professor pretenderem modificar ou incluir.

Forma:
O Curso está desenhado de uma forma standard e com uma programação de 34 aulas regulares + 10 especiais , por ano letivo . Esta programação pode ser modificada à medida do aluno para um melhor aproveitamento.
O ano letivo compreende 9 meses divididos em 3 períodos trimestrais.

O curso é direcionado e orientado para estudantes , amadores e profissionais de musica. Não é necessário ter conhecimentos musicais prévios, mas é importante perceber que os conteúdos de curso e a sua implementação requerem muita dedicação e empenho para alcançar os objetivos afixados.
O curso completo está preparado, de uma forma standard, para ter uma duração de 44 aulas x ano com regularidade semanal, com tempo suficiente para o aluno estudar os conteúdos que vão sendo entregues e ir assimilando as competências necessárias.
É possível reduzir o tempo do curso com mais uma aula semanal mas dependerá principalmente da capacidade de aprendizagem do aluno em assimilar os conteúdos mais rapidamente.

Uma das principais características do curso é o seu formato que é tratado como um pacote global de aulas que pode ser organizado á medida da disponibilidade do aluno.
Outra característica relevante e o curso estar orientado para a formação de músicos percussionistas com as ferramentas necessárias para integrar o mercado de trabalho, se assim o desejarem.

A formação completa deste curso, a sua base de sustentação, esta alicerçada por cinco grandes pilares, cada um com conteúdos diferentes , mas todos interligadas entre sim ao longo do curso.

Estes pilares são:

As técnicas utilizadas na execução dos instrumentos pertencentes a cada estilo ou ritmo.
A leitura e escrita musical universal como linguagem comum para uma melhor integração com outros instrumentos e também para uma pesquisa independente de conhecimentos.
Os ritmos tradicionais de cada região a partir da sua origem e também o seu desenvolvimento e evolução.
A linguagem utilizada nos ritmos e nos instrumentos. A preservação da sua raiz e a sua evolução.
A utilização das técnicas, os ritmos e a linguagem num universo musical mais vasto na integração com estilos como a musica Pop, o Rock, o Jazz, a World music ,a musica moderna, etc.

Assim o objetivo do curso não só se resume ao ensino e aprendizagem das técnicas necessárias para uma correta execução duma grande variedade de instrumentos de percussão, mas cria as condições para que o aluno possa integrar-se no universo musical da percussão de forma independente e com as ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento.
A abordagem de ensino e direcionada para os Ritmos do mundo mais conhecidos e utilizados no mercado musical global e com uma forte componente de ritmos latinos.

Países representados

  • Europa: Portugal, Espanha, Itália.
  • América Latina: Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Chile, Peru, Argentina, Venezuela, Colombia, Brasil, Uruguai, Panamá.
  • África: Cabo Verde, Angola, Moçambique, Senegal, Guiné Bissau, Guiné Conacri, Mali.
  • Oriente: Egipto, Palestina, Irão, Arábia Saudita, Turquia.
  • Índia: Sul da Índia (compreensão da música Carnática. aplicações básicas)

Instrumentos abordados

Congas, Djembe, Cajon, Bateria, Dununs, Bongo, Batas, Timbal, Tambora, Adufes, Pandeiro, Zurdo, Rebolo, Timbau, Tambourim, Udus, Shekere, Shakers e Ganzas, Darbuka, Berimbau, Bombos, Tambores portugueses e instrumentos de percussão menor.

Sebastian Scheriff

  • Diretor e administrador da “ Tambou” World percussion academy
  • Licenciado em música pela Escola Superior de Música de Lisboa
  • Detentor do Mestrado em Ensino e Psicologia de Música- Educação para o Ensino Básico
  • A cursar o Doutorado em Ensino e Psicologia da Música.

https://www.youtube.com/channel/UCb7izB9agz_Vc7HVu-g17Zg

https://www.facebook.com/Sebastian.Chaquenho.Scheriff/