CONGAS 2017-05-01T15:50:31+00:00

Descrição do curso

Pede-nos mais informações

Programa Tecnica de Instrumento. CONGAS

Quando falamos de “Conga”, estamos a referir-nos a um Tambor, que é o nome genérico atribuído a vários instrumentos musicais do tipo membranófono, consistindo de uma membrana esticada que pode ser montada em vários suportes, para depois ser percutida.
Na sua origem a “conga” utilizava um barril como suporte, hoje em dia os tipos de suporte são variados e mais refinados.
A conga e de origem cubana e produz um som médio grave, sua forma cônica ovalada foi historicamente originada da utilização de barris sem tampas com peles esticadas em uma das “bocas” do barril através de cordas, modelo utilizado até início do século XX. Posteriormente, em meados do século XX, foi aperfeiçoado este acabamento para o modelo atual, no qual a pele é esticada por canoplas e grampos. Os movimentos para execução de qualquer toque acontecem na articulação do pulso. Em geral, a pele utilizada na conga é de couro de búfalo, por ser mais grossa e permitir uma sonoridade média-grave mais característica.

O programa compreende 3 módulos de nível e conteúdo especifico. Cada modulo aborda as técnicas de execução necessárias a seu nível e o conteúdo rítmico associado ao nível de dificuldade do modulo e a proposta de estudo.
Os módulos são consecutivos é, a exceção do primeiro, não e possível cursar os outros sem haver concluído o modulo anterior. Não entanto se o aluno demostrar capacidade mediante audição previa poderá aceder ao modulo pretendido.

Programa por módulos.

Módulo 1-Nível Básico ou iniciação.

12 aulas ( 3 packs de 4 aulas cada um)
Principais técnicas, som, afinação , independência , coordenação, leitura rítmica, ritmos básicos.

Módulo 2 – Geral , Standadrd. ( Necessário audição previa ou conclusão do Modulo anterior)

12 aulas ( 3 packs de 4 aulas cada um)
Principais técnicas, som, afinação , independência , coordenação, leitura rítmica, ritmos e estilos.
– 8 ritmos de world music.

Módulo 3 – Intensivo. ( Necessário audição previa ou conclusão do Modulo anterior)

12 aulas ( 3 packs de 4 aulas cada um)
Principais técnicas, som, afinação , independência , coordenação, leitura rítmica, ritmos avançados, estilos, aquisição de uma linguajem musical.

Módulos de conteúdo específico para alunos com alguma experiência.

Também e possível criar um pack de aulas de conteúdo especifico a medida do aluno, dependendo de seu nível ( iniciante, estudante, amador , profissional).
Por exemplo, e possível criar um conteúdo mais aprofundado na execução técnica, ou direccionado para ritmos de uma região especifica, ou também para ritmos de fusão e sua integração com outros instrumentos, etc.

Países representados

-Cuba , Rep Domnicana, Brasil, Puerto Rico, Colombia, Peru, Uruguay, Angola, Cabo Verde

Sebastian Scheriff

  • Diretor e administrador da “ Tambou” World percussion academy
  • Licenciado em música pela Escola Superior de Música de Lisboa
  • Detentor do Mestrado em Ensino e Psicologia de Música- Educação para o Ensino Básico
  • A cursar o Doutorado em Ensino e Psicologia da Música.