Sobre

Início/Sobre
Sobre 2017-04-24T17:09:46+00:00

Desde os tempos do homem das cavernas que a percussão é uma ferramenta de comunicação, uma linguagem utilizada não só para comunicar entre pessoas e povos mas também com deuses, com o mundo espiritual, com a natureza, com as almas, com o nosso interior. Os ritmos do mundo são a essência da humanidade, a base da cultura dos povos, uma linguagem universal, sem palavras mas compreensível por todos.
Assim os instrumentos de percussão , ou de percutir, são artefactos e/ou ferramentas utilizadas nesta linguagem desde o inicio dos tempos. Desde uma simples pedra até aos artefactos mais complexos fabricados hoje em dia, estes formam um leque impressionante e variadíssimo de instrumentos de percussão que fazem parte da cultura dos povos, da sua origem e tradição.
Cada instrumento de percussão tem uma finalidade, uma mensagem a transmitir e para isso é preciso uma correta execução.
Entender, compreender e aprender de forma correta as técnicas de execução é essencial para uma comunicação clara e recetiva, não só dentro da própria cultura em que estamos inseridos , mas também com outras culturas. O conceito de world music é nada mais do que uma correta comunicação entre culturas musicais.

A partir deste conceito global ,e mais amplo, do que é a percussão nos ritmos do mundo, a academia Tambou, desenvolveu numa primeira etapa, diversos cursos e programas que têm como objetivo abordar diferentes métodos de estudo, das distintas formas e técnicas de execução e performance de uma grande variedade de instrumentos de percussão utilizados no mundo inteiro.
De uma forma geral, as abordagens do conteúdo rítmico dos cursos ou programas, vão desde regiões como a Latino-América, cruzando o oceano e passando pela Europa, África, Médio-Oriente, países de Leste, etc. …

A formação que oferece a academia Tambou, está dirigida a qualquer pessoa que tenha interesse na aprendizagem da percussão, sem limite de idades, e sem distinção de níveis práticos ou teóricos. Assim, a Tambou oferece vários cursos à medida das necessidades dos alunos, sejam estes amadores, estudantes ou profissionais.
O intuito da academia é oferecer um ensino de percussão, específico, especializado e profissional no sentido dos conteúdos abordados.
O ensino das melhores técnicas a utilizar para cada instrumento de percussão ,com vista a uma melhor execução, a aquisição de competências na linguagem musical universal (leitura e escrita musical ) com vista a uma real interpretação e integração no mundo da música , seja de uma forma profissional ou não, e com a capacidade de auto produzir os próprios conteúdos, a aprendizagem histórica das culturas e as origens dos ritmos estudados com o intuito de compreender e assimilar as linguagens dos distintos estilos musicais e assim promover uma melhor integração dentro de diferentes contextos musicais, é o objetivo final deste modelo de estudo.

A formação na academia Tambou está organizada por cursos e/ou programas de diferentes níveis e para diferentes instrumentos e diferentes ritmos.
Alguns instrumentos de percussão requerem uma aprendizagem específica da sua técnica antes de abordar os ritmos inerentes a esse instrumento. De uma outra forma, a maioria dos ritmos populares das regiões do mundo são executados por vários instrumentos de percussão em simultâneo pelo que a aprendizagem de cada ritmo incluiria o estudo dos vários instrumentos intervenientes.

A oferta dos cursos e/ou programas intensivos existem em duas modalidades: individual e em grupo.
As aulas individuais tem uma duração de 50 min enquanto que as aulas de grupo podem ter uma duração de 80 min a 110 min dependendo do conteúdo da aula.